-
Arquitetos: ZOOM Architecten
- Área: 1064 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Dieter Van Caneghem
Descrição enviada pela equipe de projeto. O plano diretor para o centro regional 'Huysmanhoeve' em Eeklo, Bélgica, é baseado na tipologia típica rural. Isso constitui a base para desenvolver Huysmanhoeve como um local de encontro aberto, flexível e multifuncional. Trata-se de 4 edificações: dois celeiros existentes são reformados e duas novas estruturas são adicionadas a este local histórico.
O galpão transversal existente abrigará o novo refeitório enquanto nos esforçamos para preservar o caráter do celeiro. Isso consiste na restauração da estrutura de treliça de madeira e do invólucro externo completo. Em função do novo programa, foram necessárias 2 intervenções. Ambas contrastam claramente com a arquitetura existente: primeiro, uma fachada de vidro divide o interior em 2 partes: um espaço externo coberto e um espaço interno. Em segundo lugar, uma nova chaminé é adicionada. Este elemento contém todas as novas técnicas de construção. O design e a materialização deste objeto diferem do volume existente mas, ao mesmo tempo, é meticulosamente integrado ao seu contexto.
O estábulo existente abrigará novas salas de aula polivalentes. Ele foi construído em 1958 e define, em grande parte, a individualidade espacial do atual pátio do terreno. A cavalariça simboliza o importante pioneirismo e o papel exemplar que a propriedade teve na modernização da agricultura da região no pós-guerra. No centro do volume, o pavimento superior é recortado no portão de entrada. A nova circulação vertical interna ganha aqui seu lugar. Duas escadas externas são adicionadas nas extremidades do volume permitindo o uso flexível da edificação. A estrutura existente forma a base para o layout em planta aberta. Quatro novas paredes de vidro serão instaladas entre as diferentes salas de aula. Essas paredes podem ser abertas completamente para permitir que os espaços sejam unificados quando necessário.
Para os dois novos volumes foi utilizada uma estratégia diferente. Um novo galpão foi adicionado ao celeiro existente. Ele é construído como uma estrutura de aço aberta com dois espaços condicionados no interior. A materialização da edificação cria um forte contraste com o celeiro existente, mas a cor, a tipologia e as proporções da nova estrutura são baseadas no celeiro transversal existente. O segundo novo volume é chamado de "cabana", acomodando um fogão a lenha. Este novo volume tem essencialmente a mesma estrutura do telheiro, mas com acabamento em alvenaria. O depósito para lascas de madeira é integrado a uma torre em forma de chaminé que confere ao volume uma expressão esculpida.